LENÇÓIS MARANHENSES

Posted by João Ferreira on abril 21, 2017 in Dicas, Roteiros | Short Link

O Brasil é um país com um território muito vasto. Apesar de possuir um grande contraste de beleza e riqueza entre alguns estados brasileiros, demonstra ser um país com natureza e beleza incomparável. Isso com certeza tem sido ao longo dos anos um dos principais motivos que muitos turistas visitam essa terra.

Um desses locais paradisíacos é o Parque dos lençóis Maranhenses, ou também “Lençóis Maranhenses” como são conhecidos. Quem ainda não chegou a explorar muito o Norte do Maranhão vai ficar altamente fascinado com tamanha beleza que a natureza deixou nesse lado do planeta Terra. Um ambiente mágico.

O que sãos os Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação do Brasil que protege de forma integral a parte da natureza que está situada na região nordeste do Maranhão. Conta com aproximadamente quase 157 mil hectares de área que está distribuída nos municípios de Barreirinhas, Santo Antônio do Maranhão e Primeira Cruz. A iniciativa surgiu da necessidade de manutenção e proteção de todas as belezas naturais existentes no local a serem preservadas.

Toda a área é praticamente constituída de mangue e dunas que apresentam muitos ventos fortes e chuvas intensas e regulares. Muitos turistas ficam encantados com a vastidão dessas dunas e o cenário tão impressionante. Um grande atrativo aos turistas é passear pelos diversos campos de dunas a pé e também tomar banho em muitas lagoas que estão presentes no local.

Lençóis Maranhenses: Beleza típica brasileira

Toda a área que abrange os Lençóis Maranhenses ou Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses nasceu de uma iniciativa da Presidência da República no ano de 1981 através de um decreto lei que foi emitido nesse mesmo ano. Com aproximadamente 90.000 dunas de areia e lagos de água doce, o local possui um clima com temperatura média anual de 27 graus e mesmo tendo uma aparência meio “desértica”, o local tem duas estações no ano.

A primeira de Janeiro a Julho com clima mais chuvoso e a segunda de Agosto até Dezembro, já com temperatura mais seca. Com a presença de chuvas nos Lençóis Maranhenses, a formação das lagoas é algo que acaba acontecendo com naturalidade, apesar de nos períodos mais quentes esses lagos secarem tanto que chegam até a desaparecer quase que por encanto.

É um estado muito quente, por isso, em qualquer época do ano é recomendado levar protetor solar, senão, depois poderá precisar de up skin creme facial ou mesmo comprar o creme ageless para tentar melhorar a pele.

Como chegar

Quem pensa em visitar os Lençóis Maranhenses tem acesso de forma terrestre diretamente por São Luis (está a 260 km de distância) pela BR 135. De avião pode ser feita pelo aeroporto de Barreirinhas e também através do rio Preguiças pelo rio.  Também existem ônibus intermunicipais que partem todos os dias do terminal rodoviário de São Luis com destino principal para Barreirinhas.

Chegando a Barreirinhas é possível ter acesso ao local pelo rio das Preguiças em uma viagem de barco de aproximadamente quatro horas. Para os mais apressados é possível fazer o trajeto em menos tempo através de lanchas particulares. Barreirinha também possui uma pequena pista de pouso para pequenas aeronaves que saindo de São Luis levam em média 50 minutos de duração.