PARACURU – CEARÁ

Posted by João Ferreira on abril 6, 2017 in Uncategorized | Short Link

paracuruA cidade de Paracuru fica localizada na Costa do Sol Poente no Estado do Ceará, distante cerca de 84 km de Fortaleza. Com diversos atrativos naturais e culturais recebe muitos turistas, principalmente aos finais de semana, devido à sua proximidade com a capital.

Paracuru é cercada de várias peculiaridades. O antigo vilarejo foi tomado pelas dunas no século XIX e teve que ser reconstruído em outro lugar. Ainda hoje algumas casas estão sendo invadidas pelas dunas. A cidade tem sua região central a beira-mar, ao contrário de todas as outras cidades litorâneas do Ceará, exceto a capital Fortaleza. Outra característica singular de Paracuru é o fato de que as praias da região central da cidade são geograficamente separadas, cada uma possui um formato diferente. As outras praias de Paracuru e das outras cidades da Costa do Sol Poente possuem uma faixa de areia contínua, com muitas dunas.

O acesso da capital até a cidade se dá pela Rodovia CE – 085, Rodovia da Costa do Sol Poente. Pararucu fica próxima de outros dois municípios que possuem praias: no sentido Fortaleza faz divisa com São Gonçalo do Amarante, onde fica a Praia Taíba e a Praia do Pecém. No sentido oeste, Paracuru faz divisa com Paraipaba, onde está localizada a Praia da Lagoinha.

Entre a região central de Paracuru e as instalações da Petrobrás, próximas da Praia da Pedra Rachada, ficam as dunas do Paracuru, que avançam vários kilômetros para dentro do continente. Além de belas, nelas são praticadas sandboard e são utilizadas para passeios de buggy, que levam os turistas até as lagoas escondidas entre as dunas. Outro bom passeio é de jangada na foz do Rio Curu, onde se encontram o mar, a praia, as dunas, o rio e manguezais.

Os ventos da região fazem com que quase todas as praias sejam boas para a prática de esportes aquáticos, o que atrai muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Campeonatos de kitesurf, windsurf e surf são realizados em Paracuru, de níveis nacionais e internacionais. A cidade também é palco de vários eventos e festas, culturais e religiosas. Destaque para o carnaval, um dos mais antigos do Ceará, que ocorre em volta da praça central com desfile de carros alegóricos e várias bandas tocando as tradicionais marchinhas.

A estrutura de serviços é simples, mas completa, atendendo todas as necessidades que uma pequena cidade pode oferecer. Para hospedagem encontramos algumas pousadas e hotéis em Paracuru, além de albergues.

Ao visitar, lembre-se dos conselhos de praxe: use protetor solar (senão terá que comprar oxinova para recuperar a pele depois) e beba bastante líquido, sem exagerar no consumo de álcool.

Não tem como não gostar! Somente se você morar em Quebec e preferir o frio canadense. 😉