TURISMO MÉDICO

Posted by João Ferreira on dezembro 5, 2016 in Dicas | Short Link

turismo-medicoVocê sabe o que e turismo médico? Também chamado de turismo de saúde, consiste em ir para outras regiões do país ou mesmo para outros países em busca de tratamento físico, mental ou espiritual.

É um tipo de turismo tão antigo quanto a história da humanidade, afinal, quem nunca ouviu falar que a cidade Y tem um médico “milagroso”, ou que no país X a cirurgia que alguém quer fazer custa 50% a menos do que no país de origem e ainda tem pontos turísticos maravilhosos a serem explorados?

Atualmente, há muitos países que são destinos de turismo de saúde, dentre eles, destacam-se Tailândia (famoso pelas cirurgias de mudanças de sexo, afinal vale tudo para uma vida sexual melhor, desde suplementos como xtramaster, viagra, até cirurgias), Singapura, Índia, Costa Rica, África do Sul, México, Estados Unidos e também o Brasil.

As especialidades que costumam ser mais procuradas são cirurgias cardiológicas, plásticas, gástricas (bariátricas), ortopédicas e ortodônticas.

Dependendo do procedimento, a economia pode chegar a valores enormes. Por exemplos, um implante de joelho, que custa aproximadamente USD 40.000 nos EUA pode custar algo como USD 12.000 no Panamá, USD 6.500 no México e USD 6.000 na Costa Rica.

As pessoas buscam por esses serviços médicos no exterior por causa dos valores (exemplo de Americanos) ou porque a fila de espera é enorme em países onde o sistema de saúde é universal, como na Europa, por exemplo.

Outra razão de buscar no exterior é porque o os procedimentos desejados não são aprovados no país de origem, mas já são executados no estrangeiro.

É necessário avaliar também a distância, valores gastos com transporte, hospedagem e o idioma daquele país, afinal, se você não consegue se comunicar, nada feito.

Apesar de todas essas possibilidades, há que se ficar de olho na qualidade. O simples fato de sair mais barato e permitir conhecer um novo país durante o tratamento não são suficiente para se fazer a escolha. Existem entidades que fazem o controle das clínicas acreditadas, com procedimentos comprovadamente de qualidade, como a Joint Commission International.

O Brasil também é um grande centro de atração de estrangeiros para turismo médico e ficou muito famoso por causa de cirurgiões renomado, como o falecido Dr. Ivo Pitangui. Procedimentos de cirurgia plástica, implante capilar (para tratamento para calvície em fase inicial não há necessidade), aumentos dos seios, abdominoplastia, etc.

Consulte a Joint Commission International para conhecer as clínicas credenciadas, caso algum dia decida realizar o turismo médico e não se esqueça da parte do turismo; se as condições físicas permitirem, curta o lugar, comida e pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *